segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Tema 2: Repositórios e outras fontes de REA

Tarefa: Pesquisa e partilha de 3 fontes / repositórios de REA online considerados de interesse, com breve fundamentação da escolha feita.

Os repositórios institucionais podem ser considerados como sistemas de informação que armazenam, preservam, gerem e disponibilizam o acesso à produção científica de uma instituição e/ou comunidades cientificas, por meio de provedores de serviços nacionais e internacionais.

SciELO Portugal

A Scielo é uma biblioteca virtual que inclui uma colecção seleccionada de periódicos científicos portugueses, permitindo o acesso aos textos integrais dos artigos.

Esta biblioteca é uma forma eficaz e imediata de pesquisa, pois as publicações periódicas são, muitas vezes, essenciais a colmatar lacunas numa investigação, ou um complemento indispensável a qualquer investigador de qualquer área do conhecimento.

A ScieLO possui uma licença CC-BY-NC que permite aos utilizadores aceder, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico.

Repositório Aberto da Universidade do Porto

Reúne as colecções, em texto integral, da produção intelectual da Universidade do Porto. Pela sua caracterização representa um espaço importante de consulta para a investigação académica, nomeadamente na minha área de mestrado em Estudos Portugueses.

Repositório da Universidade de Lisboa

Um repositório que permite o acesso à produção intelectual da Universidade. Representa um espaço de eleição para o meu trabalho de investigação na área do Romanceiro Português, concernente ao Departamento de Letras.

Referências:

Sem comentários:

Enviar um comentário